Déo
Cardoso
Fortaleza/Ceará– Brasil
Autor-roteirista, diretor e montador.
Faz parte da Rede Paradiso de Talentos
Thriller, Drama, Comédia, Ação e Suspense.
Temas sociais, políticos, negritude.
Público adulto.
Longas e séries
Escreveu o roteiro e dirigiu o longa "Cabeça de Nêgo" drama/coming-of-age, 2020. O filme estreou em 2021 e ganhou diversos prêmios, entre eles o de “Melhor filme brasileiro de 2021” pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte; Atualmente, “Cabeça de Nêgo” está disponível na Globoplay.
Foi roteirista na sala da série "Rota 66 – A Polícia que Mata", pela Boutique. Um drama de ação, adaptado do livro do Caco Barcelos que estreou em 2022 para a Globoplay.
Foi um dos diretores da 1ª Temporada da série de comédia "Encantado's", uma coprodução da Globo com a Globoplay, série que estreou com sucesso e já foi para a 2ª Temporada.
Escreveu, dirigiu e produziu os curtas de ficção, drama - “Cappuccino com Canela” em 2017, “Pode Me Chamar de Nadí” em 2009, além do drama social “Porto de Jangadas”, de 2006, produzido no Brasil, e os dramas-políticos “Level Orange” (2005) e “The Letter” (2004), ambos nos Estados Unidos.
Dirigiu e montou os curtas documentais “Assentamento Maceió” em 2004 e em “Tatajuba - A Luta Pelo Território Pesqueiro” em 2013.
Prêmios
Com seu longa "Cabeça de Nêgo" conquistou diversos prêmios e reconhecimentos, incluindo o título de melhor filme brasileiro de 2021 pela ABRACCINE e APCA, o Prêmio Guarani de “Melhor Roteiro e Melhor brasileiro de 2021”; Prêmio ABRA de melhor roteiro de 2021. Também foi destaque em festivais nacionais e internacionais, como o Festival de São Miguel do Gostoso, Festival Cine Ceará, Twin-Cities International Film Festival, Festival Internacional de Cinema de São Francisco, entre outros. Teve ainda o reconhecimento pelo Ministério da Cultura em 2016, recebendo o prêmio de Melhor Roteiro e Projeto do Edital de Longa-metragem Afirmativo de Baixo Orçamento.
Seu curta de “Pode Me Chamar de Nadí” recebeu a Menção Honrosa pelo curta-metragem na 36ª edição da Jornada Internacional de Cinema da Bahia.
Outros
Foi consultor de roteiro audiovisual para a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro(a)(APAN) em 2017.
Projetos autorais
Cria e desenvolve projetos autorais - para mais informações, consulte a agência.
Formação
É bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza e concluiu o programa de Mestrado em Belas Artes com ênfase em Cinema na Ohio University, nos Estados Unidos, durante o período de 2002 a 2005.
Fez Roteiro e Dramaturgia no Instituto Dragão do Mar em Fortaleza, entre os anos de 1998 e 2000.