top of page

David

França Mendes

São Paulo - Brasil e Colônia - Alemanha 

Autor-roteirista e diretor

 

Trabalha com diversos gêneros e para diferentes públicos, com especial interesse por adaptações literárias e temas baseados em fatos reais. Deseja muito escrever terror, e histórias envolvendo relacionamentos (drama ou comédia)

WhatsApp Image 2021-03-07 at 14.08.23.jp

Longas-metragens

Morando na Alemanha desde 2020, tem trabalhado com produções brasileiras e europeias.

Atualmente escreve um longa-metragem (ficção, drama, adaptação literária), para a Galeria Distribuidora, e em seguida irá escrever seu primeiro filme para uma produtora alemã.

Recentemente escreveu o longa “In Corman's Territory?” (documentário), para a Bro, e o filme de animação infantil “O Casalinho do Diabo”, para a Take it Easy, ambas produtoras portuguesas.

Entre outros trabalhos, escreveu os longas de ficção “Corações Sujos” (adaptação literária, drama, suspense) e “O Caminho das Nuvens”(drama baseado em fatos reais), ambos dirigidos por Vicente Amorim.

Escreveu e dirigiu os longas-metragens “Um Romance de Geração”, adaptado do livro de mesmo nome de Sérgio Sant’Anna (comédia), e “2000 Nordestes” (documentário), este co-dirigido com Vicente Amorim e produzido pela LC Barreto.

Escreveu o longa “A Garota da Moto” (ação), baseado na série que criou, e co-escreveu, com Ângela Fabri, “Uma Aventura Perfekta” (infantil), spin-off da série “Escola de Gênios” com previsão de estreia em 2024, ambos os filmes produzidos pela Mixer.

 

Séries

Assina a criação de três séries originais.  

Foi co-criador e head-writer de “A Garota da Moto” (aventura) para a Fox e SBT, criador e head writer de “Quase Anônimos” (comédia) para o Multishow e co-criador, com Rodrigo Ferrari, e head-writer de “Nós" (drama), para o Canal Brasil.

Foi também supervisor de roteiro das seis temporadas da série de ficção para família “Escola de Gênios”, para o Gloob, além de ter atuado  como roteirista-chefe na Mixer por 5 anos, quando criou, supervisionou e desenvolveu diversos projetos.

Foi um dos roteiristas da sala da segunda temporada de “Copa Hotel” (drama) para o GNT, pela Pródigo. 

Em 2022, fez parte da equipe de desenvolvimento da série “Desassossego” (ficção, dramedy), co-produção internacional entre a Take it Easy (Portugal) e Iris (Luxemburgo) com participação da RTP (Portugal).

 

Prêmios

 Ganhador do Prêmio Especial de Cinema da ABL, do Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Roteiro Adaptado com o longa metragem “Corações Sujos”, e de premiações e nominações em outros eventos brasileiros e internacionais, entre os quais o NHK-Sundance Latin America com “O Caminho das Nuvens”.

Sua série “A Garota da Moto”, além de ter tido índices expressivos de audiência, foi finalista de todos os prêmios de televisão do Brasil em sua primeira temporada, incluindo o importante prêmio APCA."

 

Projetos autorais

Cria e desenvolve projetos autorais - para mais informações, consulte a agência.

 

Outros

É também escritor, autor do livro “O Herói Insone” e em 2019 estreou como autor teatral com a peça “Amor é Química”.

Além disso é professor de roteiro há mais de dez anos. Seus alunos ganharam diversos prêmios e nominações e trabalham para grandes produtoras, canais e plataformas, como Netflix, Amazon, Globo e Globoplay, HBO, Disney e Fox, entre outros.

Saiba Mais

IMDB.png
bottom of page