top of page
Donna Oliveira

Donna Oliveira

Roteiro

Vitória, ES | São Paulo, SP

Drama, Comédia Dramática, Ação, Melodrama, Terror

Universo Evangélico. Relações Familiares Complexas. Crime e Justiça. Narrativas Femininas. Juventudes em Conflito. Poder e Política. Romance, Desejo e Culpa
Público Adulto e Jovem Adulto

FILMES E SÉRIES
Roteirista indicada ao Emmy® Internacional, Donna é cocriadora de “Habeas Corpus”, a primeira série brasileira de drama jurídico original da Netflix, inspirada no trabalho do Innocence Project, organização dedicada à reversão de erros judiciários. A série está em produção e tem estreia prevista para 2026.
Recentemente, integrou a equipe de roteiro de “Rauls”, produção ambientada no universo dos golpes na periferia de São Paulo. Criada por Kaique Alves, Konrad Dantas (KondZilla) e Felipe Braga, a série também tem estreia prevista para este ano, na Netflix.
Foi roteirista do thriller médico “Sutura” (2024, Prime Video), selecionado para o Berlinale Series Market e finalista do Prêmio ABRA de Roteiro na categoria Série de Drama. Assinou ainda a 3ª e a 4ª temporadas de “Sintonia” (2022–2023, Netflix), a série brasileira de maior sucesso da plataforma. Ao longo da carreira, escreveu projetos como “Santo Forte” (2015, Globoplay), “171: Negócio de Família” (2017, Universal), “A Garota da Moto” (2019, SBT) e “Escola de Gênios” (2021, Globoplay).
Na não-ficção, Donna foi roteirista-chefe de “O Prazer é Meu” (2024, Globoplay), série documental sobre o prazer feminino, indicada ao Emmy® Internacional 2025 na categoria Documentário.
Além de escrever, coproduziu e dirigiu “A Mensageira”, série de comédia de horror disponível no YouTube, que ultrapassa 300 mil visualizações. No cinema independente, escreveu e dirigiu seu primeiro curta-metragem, “Reteté”, um drama cômico ambientado nos anos 1990 e centrado no universo das igrejas neopentecostais, atualmente em fase de finalização.

PRÊMIOS
“O Prazer é Meu” — indicada ao Emmy® Internacional na categoria Documentário (2025)
“Sutura” — indicada ao Prêmio ABRA de Roteiro na categoria Série de Drama (2025)
“A Mensageira” — Melhor Ideia Original, Rio Webfest (2022)
“171: Negócio de Família” — finalista do Prêmio ABRA de Roteiro na categoria Série de Comédia (2018)
“Santo Forte” — Melhor Série do Ano, Festival Internacional de Televisão de São Paulo (2016)

OUTROS
Atua como consultora de roteiro e desenvolvimento de projetos, além de prestar consultoria especializada sobre o universo evangélico no audiovisual e na publicidade.

FORMAÇÃO
Graduada em jornalismo, com pós-graduação em Jornalismo Literário.
Estuda Film and TV Industry pela NYU Tisch School of the Arts.

Donna Oliveira
Donna Oliveira
Donna Oliveira
Donna Oliveira
Donna Oliveira
bottom of page