Flavia 

Castro

Rio de Janeiro - RJ – Brasil

Agenciamento não exclusivo.

cópia de Flavia Castro _(foto de André

Longas-metragens

Escreveu, dirigiu e montou o documentário "Diário de uma Busca" (2011) vencedor de dezenas de prêmios no Brasil e no exterior e o curta "Matemática" (roteiro, direção, montagem) que faz parte do longa-metragem "The Empty Class", direção artística de Gael Garcia Bernal premiado pela UNESCO em 2015.

Seu primeiro longa de ficção  "Deslembro” , 2018 (Roteiro, direção e montagem), teve estreia mundial na seleção oficial do Festival de Veneza 2018 (Mostra Orizzonti), conquistou vários prêmios de crítica e de público.

Como roteirista trabalhou com os diretores Roberto Berliner (Nise, o coração da loucura), Eduardo Escorel (Imagens do Estado Novo 1937-45 ), Vinicius Reis ("Homem Onça") e Vicente Amorim (As Vitrines) entre outros.

Atualmente, desenvolve o roteiro de ficção “Saga dos Pequenos Gestos”, inspirado no livro biográfico “Revolucionário e Gay, a vida extraordinária de Herbert Daniel” de James Green e o documentário híbrido "Retrato de um homem invisível".

Prêmios

“Diários de Uma Busca” -  Melhor Documentário - Festival de Biarritz, França 2010; Melhor Documentário - Festival do rio 2010; Prêmio FIPRESCI - Festival do Rio 2010; Margarida de Ouro 2012, CNBB, Brasil, 2012; Melhor Filme Brasileiro 2011 – Ass. de Críticos de Cinema do R.J., ACCRJ; Prêmio Especial do Júri - Festival Nuevo Cine Latino Americano Havana, 2011; Melhor Filme - Festival Internacional de Punta del Este  2011; Melhor Filme de Investigação - Doclisboa 2011; Melhor Filme em Língua Portuguesa - doclisboa 2011; Prêmio da Critica - festival de gramado 2010; Prêmio do Júri dos Estudantes - festival de gramado 2010; Diário de uma busca foi o único filme brasileiro na lista dos 10 melhores  de 2011 do jornal “ O Globo”.

“Deslembro” -  Seleção Oficial Mostra Orizzonti - Festival de Veneza 2018, Prêmio da Critica Festival de Cinema Latino Americano Biarritz, Prêmio da Critica FIPRESCI, Prêmio do Publico e Melhor Atriz Coadjuvante Festival do Rio 2018; Prêmio da Crítica da Bahia, Festival Panorama Coisa de Cinema 2018, Salvador da Bahia, Melhor Filme Rencontres Latino Amercaines de Pessac 2019; Menção Honrosa Primavera de Cine, Espanha, 2019,  Melhor Filme (prêmio do publico) Festival de Cinema Brasileiro de Paris, 2019.

 

Outros

Deu diversos cursos e palestras no Brasil, França e na EICTV em Cuba. Participou de diversos júris de cinema para festivais como Festival do Rio, É Tudo Verdade, Festival internacional de Punta del Leste, Festival Latino Americano de Biarritz e Festival de Cinema de Gramado.

Participou de duas edições dos Núcleos Criativos da Videofilmes com Karin Ainouz e Walter Salles.

 

Formação

Mestrado em Cinema - John Cassavetes: “Fragments d’ombres, de visages et du torrent”, Sorbonne (Paris XVII), 1991-1993.

 

Projetos autorais

Cria e desenvolve projetos autorais.

IMDB.png