top of page

Fernanda 
De Capua

São Paulo - SP – Brasil

Fe Capua site 2022.jpeg

Séries

Foi uma das roteiristas da série de ficção, "A História Delas" pela Intro Pictures para Disney StarPlus, com estreia prevista para out. de 2023. Atualmente é roteirista sênior de uma sala de ficção infanto juvenil na Biônica para a Globoplay.

Em 2020 foi roteirista e diretora do Canal Paratodes, de variedades LGBTQIA+ em programação ao vivo pela Neon para Twitch.

Foi criadora, roteirista chefe e diretora do sitcom Insustentáveis pela Cérberos Filmes, disponível na Amazon Prime. Também foi criadora e roteirista da série de dramédia Águas Espraiadas junto com Thiago Dottori, além de ser roteirista da série de animação Micronauta com Emerson Rodrigues pela Macaco Hábil, ambas em desenvolvimento.

Colaborou no roteiro da primeira temporada de Carcereiros, ficção, drama de Marçal Aquino e Fernando Bonassi pela Gullane para a Globo e foi consultora de roteiro na séries Boi Bandido, infanto juvenil de Harlodo Borges, para o Canal Curta e Eiras, documental de Sheury Manu, em desenvolvimento.

 

Longas-Metragens

Foi co-roteirista do longa de suspense A Suspeita junto com Thiago Dottori para a Formata com a Globo Filmes e roteirizou o longa de terror em desenvolvimento Bixete, sobre argumento de Rodrigo Rosa Meirelles para a Coiote Produções.

Atuou como consultora no roteiro do road movie Gabriel e a Montanha de Fellipe Barbosa e Lucas Paraízo e como produtora de desenvolvimento no longa Domingo, drama, comédia também com Lucas Paraízo e no curta de ficção Submarino de Rafael Aidar.

Foi produtora dos longas de ficção: Casa Grande (dramédia) com direção de Fellipe Barbosa pela Migdal Filmes e Sonhos de Peixe, (drama) dir. Kirill Mikhanovsky pela Unison Fillms. Também produziu documentários como Quem Matou Eloá de Livia Perez e Laura de Fellipe Barbosa, entre outros.

 

Prêmios

Foi consultora de roteiro do longa Tempo Meio Azul Piscina, drama, de Sofia Federico que ganhou melhor roteiro no FRAPA 2020.

O longa Sonhos de Peixe, drama de Kirill Mikhanovsky que produziu pela Unison Films, recebeu o Prix regarde Jeunes na Semana da Crítica do Festival de Cannes (2006). O filme também ganhou o os prêmios Silver Taiga Prize em Khanty-Manjinsk (Siberia-Russia), Heineken Red Star Award no Miami International Film Festival e o prêmio especial do júri no Sofia International Film Festival (Bulgaria).

Seu projeto de série Águas Espraiadas, co-escrito com Thiago Dottori, foi contemplado com prêmio de desenvolvimento BRDE Prodav/06 em 2017.

Sua parceria criativa com o diretor Fellipe Barbosa rendeu os seguintes prêmios:

Gabriel e a Montanha, longa de ficção no qual prestou consultoria de roteiro, levou o Prêmio France 4 Visionary na Semana da Crítica, Festival de Cannes, o Prêmio APCA de Melhor Roteiro e o Prêmio da Crítica na Mostra Int. de Cinema de São Paulo.  

Casa Grande, longa de ficção que desenvolveu e produziu, recebeu o Premio Especial do Júri + Prêmio de melhor Roteiro no Festival de Paulínia, o Prêmio do Público no Festival do Rio, o Prêmio Fipresci no Festival Rencontres de Toulouse, Menção Honrosa do Juri no CPH:PIX, em Copenhagen, e o Prêmio da APCA na categoria roteiro de cinema.

Domingo, longa de ficção escrito por Lucas Paraizo, que desenvolveu, foi premiado no Festival de Cinema da Fronteira com o Prêmio do Publico e no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira com o Premio Cineclubes de Melhor Filme.

Carcereiros, Série Dramática, série na qual colaborou com os roteiros da primeira temporada, ganhou o Prêmio MIP TV – Cannes.

 

Outros

Atua em diversos eventos e laboratórios de roteiro no Brasil e no mundo como palestrante, consultora e tutora, sempre com foco em roteiro, pitching e desenvolvimento de projetos.

Foi consultora de roteiros de séries e longas nos laboratórios do PRODAV/04, produzidos pela Klaxon Audiovisual para a Ancine em 2016 e 2017. Também prestou consultoria de roteiros no Festival Villa de Leyva, Colombia; no Bolivia Lab em La Paz e
no Estreno Bisonte, na Costa Rica, os dois últimos nos quais também foi membro do júri e palestrante, assim como no Gostoso Lab (RN).

Fez parte das comissões de seleção do Br Lab (onde também já atuou como consultora de pitching), Goteborg Film Fund (Suécia) e Icumam Lab – Laboratório para desenvolvimento de projetos audiovisuais do Centro Oeste, no qual foi coordenadora pedagógica, consultora e tutora por 7 edições, em Goiás.

Como consultora e instrutora de pitching, trabalhou no FRAPA[LAB], nos 7 encontros do Lab Prodav/04, nos Encontros de Cinema do Itaú Cultural e no Pitch Forum do
Tbilisi International Film Festival, na Republica da Georgia; além do Vitoria Lab (ES), BrLab Arapiraca (AL) e BrLab Florianópolis (SC).   

 

Formação

Bacharel em Cinema, Filosofia; Denison University - EUA

Bolsista IBEU – IIE Fullbright.

II Diplomado Internacional en Producción Cinematografica Iberoamericana; ASOCINE – Panamá.

Bolsista Ibermedia

IMDB.png
Logo Linkedin.png
bottom of page