top of page

Leo 

Garcia

Porto Alegre - RS – Brasil

Drama

Adaptações / Animação adulta/ Comédias sarcásticas / Esportes

Coming of Age / Thriller / Doc (Longa e Série)

Público Adulto & Young Adults

LEO.jpeg

Longas-metragens

Atualmente escreve dois longas: o coming of age esportivo "Pra Cima Deles" adaptado do vencedor do Jabuti "A Vingança do Timão"; e o drama road movie "Os Donos do Inverno", também adaptação do livro homônimo de Altair Martins.

Escreveu o épico político "A Vida de Cada Um" com Murilo Salles, longa em finalização.
Assina o roteiro e é produtor associado do projeto de longa de animação "O Reino dos Pássaros", de Wesley Rodrigues, em desenvolvimento, coprodução Brasil-França. 

Em 2018, lançou nos cinemas dois longas que escreveu e produziu: a comédia adolescente “Em 97 Era Assim” e o documentário “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro”, no qual também assina direção. 
Roteirizou o drama histórico “Legalidade”, lançado no circuito comercial em 2019 e o melodrama "Depois de Ser Cinza" filmado no Brasil e na Croácia. 

Séries

Criou e escreveu as séries de comédia “Sapore D’Italia”, “Bocheiros” e “Paralelo 30”. Fez parte da sala da série de crime procedural “Werner e os Mortos”. É criador, roteirista 

 

e produtor da série dramática “A Bênção”, exibida em 2020 no Canal Brasil e Globoplay. 

Foi roteirista sênior da série infantil de animação “Vamos Brincar com a Turma da Mônica” para o Gloob e Globoplay.

 

Prêmios

Como roteirista, Leo foi selecionado para o Berlinale Talents em 2014. Seus projetos de longa "De Kombi a La Loca", comédia, e o drama "Depois de Ser Cinza" venceram o Prêmio Santander Cultural de Desenvolvimento. 

"Depois de Ser Cinza" recebeu também uma bolsa do IBERMEDIA e foi o único brasileiro a participar do II Encuentro Iberoamericano de Escritores Cinematográficos, no México.

Destaque para o curta de animação “Ed”, selecionado para mais de 100 festivais e com 27 prêmios, entre eles o Grande Prêmio Canal Brasil. 

Recentemente o projeto de longa "O Reino dos Pássaros" foi premiado no pitching de animação do Ventana Sur  e selecionado para residência no Festival de Annecy 2023.  

  

Projetos autorais

Cria e desenvolve projetos autorais - para mais informações, consulte a agência.

Outros

É o diretor-geral do FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre que este ano chega a sua 11ª edição.

É produtor do longa de ficção “Mateína”, coprodução com o Uruguai e Argentina, exibido na Mostra Internacional de São Paulo 2021.

Já ministrou cursos, oficinas e consultorias de roteiro em diversas cidades do Brasil, América Latina e Portugal. Há três anos presta consultoria para projetos de longas e séries de ficção contemplados em editais do INCAU (Instituto Nacional del Cine y el Audiovisual Uruguayo).

Em meados de 2024, Leo vai lançar seu primeiro livro infantil "Isa - A Bruxinha Princesa", pela EdiPUCRS, escrito junto com sua filha Elis.

 

Formação

Mestre em "Roteiro de Ficção para Televisão e Cinema" - 2005-2006 - UPSA – Salamanca, Espanha.

Logo Linkedin.png
IMDB.png
bottom of page