top of page

Mariana

Trench Bastos

São Paulo – SP – Brasil

jane%20austen_edited.jpg

Cursou Letras na PUC/São Paulo, se formou em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e estudou dramaturgia na Sala Beckett - centro de pesquisa e experimentação da escrita teatral – em Barcelona, Espanha.

Começou a trabalhar com roteiros em 2006, no departamento de desenvolvimento da O2 Filmes. A partir de então, criou e/ou escreveu mais de uma dezena de produções, entre filmes e séries para a TV, tendo dois trabalhos premiados no EMMY Internacional.

 

Sua primeira série como co-criadora e chefe de roteiro foi “Família Imperial” com direção geral Cao Hambuger, Primo Filmes, TV Futura, 2012, que ganhou o prêmio do Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano, um dos mais importantes para o público infanto-juvenil. O mesmo prêmio se repetiu no ano seguinte com a série “Pedro e Bianca” , direção geral Cao Hamburger, TV Cultura, essa ainda ganhadora do Emmy Internacional Kids Awards. Com Cao Hamburger ainda trabalhou como roteirista na série “Que Monstro Te Mordeu”, Primo Filmes, TV Cultura, em 2014.

Em 2018 foi co-criadora e roteirista da série de ficção “Pico da Neblina” com direção geral do Quico e Fernando Meirelles, O2 Filmes, HBO. No mesmo ano, escreveu três episódios de “Feras”, série de Teo Poppovic e Felipe Sant’angelo, Primo Filmes, MTV. Em 2019 assumiu a chefia da sala de roteiros da série “Ninguém está Olhando” com direção geral do Daniel Rezende, Gullane, Netflix, vencedora do EMMY Internacional de melhor série de humor.

Recentemente, desenvolveu e chefiou a sala da série “A História Delas”, com direção geral de Pablo Uranga, produção da Intro Pictures para a Disney/Star+ e previsão de estreia no segundo semestre de 2023. Fez também a supervisão de roteiro da série portuguesa “Rabo de Peixe”, rebatizada no Brasil como “Mar Branco”, de Augusto Fraga, que em menos de uma semana da estreia está no Top 10 Mundial das séries da Netflix.

Em longas metragens, escreveu “Dissonantes”, direção de Pedro Amorim e produção Querosene Filmes, disponível do Star+, além de dois longas em fase de captação. Em 2015 recebeu o prêmio de criação literária da Fundação Biblioteca Nacional para escrever seu primeiro livro – ainda inédito.

IMDB.png
bottom of page