Mariana

Trench Bastos

São Paulo – SP – Brasil

jane%20austen_edited.jpg

Séries

Sua primeira série como co-criadora e chefe de equipe de roteiro foi “Família Imperial” com direção geral Cao Hambuger, Primo Filmes, TV Futura, 2012. Em 2013 foi roteirista na série “Pedro e Bianca” - direção geral Cao Hambuger, TV Cultura – ambas foram vencedoras de diversos prêmios. Trabalhou ainda com Cao Hamburguer como roteirista na série “Que Monstro Te Mordeu”.

Com a Boutique Filmes participou como roteirista da sala da série “Zoo da Zu”para o Discovery Kids em 2015. Indicação ao Emmy Kids International.

Em 2018 foi co criadora e roteirista da série de ficção “Pico da Neblina” com direção geral do Quico e Fernando Meirelles, O2 Filmes, HBO. Em 2019 assumiu a chefia da sala de roteiros da série “Ninguém está Olhando” com direção geral do Daniel Rezende, Gullane, Netflix, vencedora do EMMY Internacional de melhor série de humor. 

Longas-metragens

Foi roteirista de “Dissonantes” – direção Pedro Amorim, Querosene Filmes - com estreia prevista para 2021.

 

Prêmios

Vencedora do Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano, um dos mais importantes para o público infanto-juvenil, com a sua primeira série como co-criadora e chefe de equipe de roteiro, “Família Imperial”, 2012.

Novamente vencedora do Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano, com a série “Pedro e Bianca”  - direção geral Cao Hambuger, TV Cultura, 2013, ganhadora também do EMMY Internacional Kids Awards.

Finalista do Prêmio Abra (Associação dos Autores Roteiristas) de melhor série dramática com “Pico da Neblina” em 2019.

A série “Ninguém está Olhando” - direção geral Daniel Rezende, Gullane, Netflix - foi Vencedora do Emmy Internacional de melhor série de humor em 2020.

 

Projetos autorais

Cria e desenvolve projetos autorais - para mais informações, consulte a agência.

 

Outros

Trabalhou no departamento de desenvolvimento da O2 Filmes onde desenvolveu diverso projetos de séries e longas.

Já deu diversos cursos e consultorias em laboratórios pelo Brasil.

Escreveu recentemente seu primeiro livro, Gumercindo, ainda em finalização.

 

Formação

Frequentou o curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), formou-se em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e estudou dramaturgia na Sala Beckett - centro de pesquisa e experimentação da escrita teatral –, em Barcelona, Espanha.

IMDB.png