Pedro
Riera

São Paulo – SP – Brasil e Califórnia (E.U.A.)

PR foto site PB_edited.jpg

Séries

Mais recentemente participou do desenvolvimento da segunda temporada de De Volta aos 15, série da Netflix Brasil.

Fez parte da equipe de mais de 10 salas de roteiro, sendo a maioria em séries de ficção, entre elas:  “Mal Me Quer”, temporada 02 – em produção - Warner, “Escola de Gênios”, Gloob e Globo Play, temporadas 01, 02, 03 e 05, “Amigo de Aluguel”, Universal TV, “Vizinhos” para o GNT, “As Micro Aventuras de Tito e Muda” para TV Cultura/Discovery Kids, “Que Monstro Te Mordeu?”, TV Cultura/ Discovery Kids e “Clube da Anittinha” -Gloobinho/ 3a temporada. Começou no programa “Comédia MTV”, 2011-2012, foi como assistente de roteiro, onde assinou textos de algumas esquetes.

Participou do desenvolvimento de séries de ficção em produtoras como Gullane, Glaz e O2 Filmes.

Em não-ficção, foi roteirista das séries “Canal da História”, TV Futura, “As Protagonistas” para  o Cine Brasil TV e foi colaborador de roteiro da série “Mil Dias” para o History.

 

Longas metragem

Colaborou no longa de comédia “Dissonantes”, com direção de Pedro Amorim, exibido em 2022 nos cinemas e na plataforma Star+.

Teve um roteiro autoral selecionado para o importante Lab Novas Histórias (2017) – na categoria infanto-juvenil. Em 2019, lançou seu primeiro curta, documentário como diretor “Meio Filme de Família. Meio Filme de Viagem”, o filme foi exibido em diversos festivais nacionais.

 

Prêmios

“Escola de Gênios”, série que participou de 04 temporadas como roteirista foi finalista do Prêmio ABRA de roteiro por três edições consecutivas e ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2019.

“Canal da História”, série para o Canal Futura, ganhou dois prêmios no Rio Web Festival 2017 e “Vizinhos”, a série para o GNT, foi ganhadora do Prêmio TELAS em 2015.

Seu curta "Meio Filme de Família. Meio filme de Viagem" foi exibido em diversos festivais nacionais. Ganhou menção honrosa no Festival de Santa Maria e no Festival Gato Preto. E Prêmio do Júri no 1o Festival de Cinema Cômico Brasileiro (2021).

 

Outros

Tem duas peças de teatro publicadas e publicou um livro de crônicas pela Editora Patuá no ano de 2022 - Eterno Retorno pra Casa. Já lecionou aulas de roteiro no INC (Instituto de Cinema) e em aulas especiais da AIC. Foi Diretor de Eventos e Parcerias da ABRA na Gestão 2021-2022.

 

Formação

Formado em Comunicação Social pela FAAP em 2013 e em dramaturgia no Núcleo de Novos Autores do SESI – British Council em 2015.

Estudou princípios da realização cinematográfica na FAMU – PRAGA (2018) e em 2022 ganhou a prestigiosa bolsa Fulbright-Capes para estudar roteiro nos Estados Unidos. Inicia o Mestrado em Agosto de 2022 na Chapman University - California.

IMDB.png