Pedro
Riera
São Paulo – SP – Brasil e Califórnia (E.U.A.)
Autor roteirista e diretor.
Séries, longas, sitcoms e animação.
Humor, dramédias, melodramas e dramas.
Temas familiares, cotidianos, politicos ou sociais.
Público young adult, adulto e família.
Séries
Atua no mercado desde 2011, e acaba de finalizar seu Mestrado em Roteiro nos Estados Unidos com a prestigiosa bolsa Fulbright/Capes. Seus projetos mais recentes são "De Volta aos 15", Top 10 Global Netflix em 2023, "Mal Me Quer", comédia para Warner.
Em séries de comédia, trabalhou no desenvolvimento da segunda temporada de “Mal Me Quer”, uma produção Boutique Filmes para a Warner, “Amigo de Aluguel” uma produção O2 Filmes para a Universal TV, “Vizinhos” série da Bossa Nova para o GNT e duas temporadas do Comédia MTV, programa onde começou como assistente de roteiro e escreveu diversas esquetes.
Além disso, tem experiência em infantis e infanto juvenis, tanto em live action como animação, tendo escrito três temporadas de “Escola de Gênios” do Gloob, episódios da série “Que Monstro Te Mordeu?” Da TV Cultura, e as animações “Clube da Anittinha” (Gloobinho) e “ As Aventuras de Tito e Muda” (TV Cultura e Discovery Kids).
Em não-ficção, foi roteirista e redator final das série “Show da História” da TV Futura e colaborador de roteiro da série docudrama “Mil Dias” para o History.
Recentemente, enquanto faz seu Mestrado em roteiro audiovisual na California, trabalhou como estagiário de desenvolvimento da produtora West Ward (do criador e roteirista Beau Willimon - House Of Cards e Andor) onde colaborou na pesquisa para alguns projetos de série da produtora.
Longa-metragem
Colaborou no longa de comédia “Dissonantes”, com direção de Pedro Amorim e roteiro de Mariana Trench Bastos, exibido em 2022 nos cinemas e na plataforma Star+.
Teve um roteiro autoral selecionado para o importante Lab Novas Histórias (2017) – na categoria infanto-juvenil.
Em 2019, lançou seu primeiro curta documentário como diretor “Meio Filme de Família. Meio Filme de Viagem”, o filme foi exibido em diversos festivais nacionais.
Atualmente desenvolve outros projetos autorais de longa-metragem como foco nos gêneros drama, comédia e na mistura entre os dois.
Prêmios
“Escola de Gênios”, série que participou de diversas temporadas como roteirista foi finalista do Prêmio ABRA de roteiro por três edições consecutivas e ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2019 na categoria melhor série de ficção.
“Show da História”, série para o Canal Futura, ganhou dois prêmios no Rio Web Festival 2017 e “Vizinhos”, a série para o GNT, foi ganhadora do Prêmio TELAS em 2015.
Seu primeiro curta "Meio Filme de Família. Meio filme de Viagem" foi exibido em diversos festivais nacionais. Ganhou menção honrosa no Festival de Santa Maria e no Festival Gato Preto. E também Prêmio do Júri no 1o Festival de Cinema Cômico Brasileiro (2021).
Outros
Além do trabalho no audiovisual, tem duas peças de teatro publicadas (Editora Sesi e Editora Efêmera).
Também publicou o livro de crônicas “Eterno Retorno Pra Casa" pela Editora Patuá no ano de 2022 .
Já lecionou aulas de roteiro, foi parecerista em laboratório e também Diretor de Eventos e Parcerias da ABRA na Gestão 2021-2022.
Formação
Formado em Comunicação Social pela FAAP em 2013 e em dramaturgia no Núcleo de Novos Autores do SESI – British Council em 2015. Estudou os princípios da realização cinematográfica na escola FAMU, na cidade de Praga, no ano de 2018.
E em 2022 ganhou a prestigiosa bolsa Fulbright-Capes para estudar roteiro nos Estados Unidos. Atualmente estuda na Dodge College - Chapman University, considerada uma das cinco melhores escolas de Cinema norte americanas, onde termina os seus estudos em meados de 2024.