Renata
Diniz
Brasília – DF – Brasil

Séries
Atualmente é roteirista de uma série de ficção original da Amazon Prime. Recentemente participou de duas salas de roteiro para a Maurício de Sousa Produções através da produtora Biônica e Hype (animação), ambas em fase de produção.
Participou da iniciativa Narrativas Negras da ViacomCBS/VIS chefiada por Marton Olympio.
Foi roteirista da sala de roteiro da série de ficção de comédia República 60, do Núcleo Criativo Entretempos, com Jayme Monjardim como líder e da série infantil de animação Shaya e o Espelho, da produtora Stud 10.
Escreveu programas para TV como Almanaque Saúde, Futura Profissão, ambos do Canal Futura, além de Cozinhadinho, série infantil veiculada na TV Brasil, pela produtora CineGroup.
Longa-metragem
Escreveu o roteiro do longa-metragem documental Jardim Piloto, em produção, pela produtora Roman Produções além do longa-metragem documental Xerifes do Mar, em processo de pré-produção, pela Gancho de Nuvem.
Prêmios
O curta-metragem O Véu de Amani (2019), que dirigiu e roteirizou, ganhou prêmios como Kikito de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Gramado, Best Young Filmmaker no Los Angeles Brazilian Film Festival e Melhor Filme de Ficção pelo júri adulto na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
O curta-metragem Requília (2014) participou de mais de 50 festivais e recebeu 10 premiações em diversas categorias: Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Melhor Roteiro, Direção, Ator e Som na Mostra Brasília), Guarnicê (Melhor Roteiro e Ator), San Diego International Kids Film Festival (Melhor Direção e Ator), Festival Primeiro Plano (Júri Infantil) e Festival Internacional de Cinema Infantil (um dos três finalistas do prêmio Brasil Histórias Curtas).
Finalista no Prêmio ABRA (2021) de Roteiro na categoria Prêmio Abraço – Excelência em roteiro.
Foi finalista no Prêmio Cabíria (2020) na categoria de argumento infanto-juvenil com o projeto de longa-metragem de ficção Rodante.
Projetos autorais
Cria e desenvolve projetos autorais - para mais informações, consulte a agência.
Formação
Curso de roteiro na EICTV - Escuela Internacional de Cine y Televisión de San António de los Baños.
Laboratório Gullane de Narrativas Negras, com coordenação de Marton Olympio e mentoria de Maira Oliveira e Rafael Leal.
Programa Globosat de desenvolvimento de roteiristas com Robert Mackee.