top of page

Renata 

Diniz

Brasília – DF – Brasil

Autora roteirista e diretora

Drama, dramédia, melodrama e infantil.

Temas sociais, políticos, raciais e culturais

Foto jan 23 RD site.png

Séries

É uma das roteiristas de uma série de ficção pela Trotoar Produções de Brasília e foi roteirista de uma série antológica de ficção, drama da Amazon Prime.

Participou de duas salas de roteiro para a Maurício de Sousa Produções: Vamos Brincar, animação do Giga Gloob, além de Franjinha e Milena em busca da ciência, live-action a estrear na HBO Max.

Participou da iniciativa Narrativas Negras da ViacomCBS/VIS chefiada por Marton Olympio.
Criadora e chefe de sala da série de comédia Como uma Deusa, em apresentação para players.

Foi roteirista da sala de roteiro da série de ficção de comédia República 60, do Núcleo Criativo Entretempos, com Jayme Monjardim como líder e da série infantil de animação Shaya e o Espelho, da produtora Stud 10.

Escreveu programas para TV como Almanaque Saúde, Futura Profissão, ambos do Canal Futura, além de Cozinhadinho, série infantil veiculada na TV Brasil, pela produtora CineGroup.

 

Longa-metragem

Escreveu o longa-metragem autoral de ficção drama "Rodante", selecionado no Laboratório BRLab + SEBRAE 2022, em fase de captação de recursos.

Foi roteirista dos longas documentais "Atlânticas", em pós-produção pela produtora Gancho de Nuvem e "Jardim Piloto", em produção, pela produtora Roman Produções.

 

Prêmios

O curta-metragem O Véu de Amani (2019), que dirigiu e roteirizou, ganhou prêmios como Kikito de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Gramado, Best Young Filmmaker no Los Angeles Brazilian Film Festival e Melhor Filme de Ficção pelo júri adulto na Mostra de Cinema   Infantil de Florianópolis.

O curta-metragem Requília (2014) participou de mais de 50 festivais e recebeu 10 premiações em diversas categorias: Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Melhor Roteiro, Direção, Ator e Som na Mostra Brasília), Guarnicê (Melhor Roteiro e Ator), San Diego International Kids Film Festival (Melhor Direção e Ator), Festival Primeiro Plano (Júri Infantil) e Festival Internacional de Cinema Infantil (um dos três finalistas do prêmio Brasil Histórias Curtas).

Finalista no Prêmio ABRA (2021) de Roteiro na categoria Prêmio Abraço – Excelência em roteiro.

Foi finalista no Prêmio Cabíria (2020) na categoria de argumento infanto-juvenil com o projeto de longa-metragem de ficção Rodante.

 

Projetos autorais

Cria e desenvolve projetos autorais - para mais informações, consulte a agência.

 

Formação

Curso de roteiro na EICTV - Escuela Internacional de Cine y Televisión de San António de los Baños.

Laboratório Gullane de Narrativas Negras, com coordenação de Marton Olympio e mentoria de Maira Oliveira e Rafael Leal.

Programa Globosat de desenvolvimento de roteiristas com Robert Mackee.

bottom of page