Roberta
Miller

Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Roberta Miller.jpeg

Séries

Escreveu projetos com a temática indígena sobre diferentes etnias: Fulni-ô, Guarani, Kaxinawá e Pataxó entre outras, séries de animação de arte brasileira e de música, campanhas de direitos humanos, saúde e educação para diversos canais como Globo, Futura, TV Brasil e Sesc TV.

Foi roteirista na equipe de desenvolvimento das séries documentais “À Margem” e “Na fronteira”, de Fernando Mozart, para a Telenews e na equipe de desenvolvimento da bíblia da série "Balada do cárcere", de José Carvalho, para produtora YourMamaFilms. 

Roteirizou também 3 temporadas da série doc-reality “Expedições”, produzida pela RW Cine para a TV Brasil e TV5 Monde.

Atualmente está desenvolvendo a minissérie (docfiction) “Vamos à vida”, com direção de Betse de Paula, da Bang Filmes e a série de ficção, de autoria própria, intitulada “Rescue”.

 

Longa-metragem

Escreveu o roteiro de “San Tiago Dantas - Razão antes do tempo”, documentário de Eduardo Quental Moraes, e foi roteirista do longa (drama-policial) “Edmundo Medina”, do peruano Fernando Landavere Vergara em coprodução com a Cántico Producciones, da Costa Rica, ambos em fase de captação.

Escreveu os argumentos e roteiros em parceria com Bia Lessa no documentário de longa-metragem “Homo Ecológicus” e do curta-metragem “Carnavalizadas” sobre a trajetória da musicalidade feminina nas escolas de samba e nos blocos do Carnaval do Rio de Janeiro.

Argumento do longa-metragem (drama) “Razão” selecionado pelo Rota Festival. Projeto em desenvolvimento.

Prêmios

"Porão", 2002, curta metragem, vencedor dos prêmios de Melhor curta-metragem nos festivais Docupólis (Espanha), Voladero (México), de Melhor investigação em técnicas digitais Fejorel (Argentina), Júri Popular do Festival Guarnicê (MA), e Prêmio de roteiro da Riofilme e Canal Brasil.

"Os Outros", 2000, curta metragem, vencedor de prêmios de Melhor filme nos festivais CINE-CEARÁ, Vitória, Mostra Internacional de São Paulo, Latino Americano de Cine e Vídeo de Campo Grande (MS), Mostra de filmes Brasil Plural (Alemanha), Melhor filme, Melhor videoarte e Melhor produção no Festival de Vitória, de Melhor filme Espaço Unibanco, e de roteiro Ministério da Cultura;

 

Projetos autorais

Cria e desenvolve projetos autorais - para mais informações, consulte a agência.

Outros

Ministra aulas no curso “Criação e roteiro de narrativas multiplataforma”, na Central Globo de Jornalismo, pela Academia Internacional de Cinema, e no ciclo de formação “A Arte de Produzir e Vender Cinema”, promovido pela Associação Cultural Cine Ceará - Ibero- Festival de Cinema Americano.

Formação

Formada em Jornalismo pela FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso, no Rio de Janeiro.

Estudou “Roteiro Cinematográfico” na Escuela Internacional de Cine y Television de Cuba.  

Fez os cursos  “Writing Your Screenplay”na  Screencraft – EUA, “Roteiro de séries de ficção com José Carvalho” na Roteiraria, “Curso de Narrativas ficcionais interativas”  no Victor Ojuel – Espanha, Documentário com João Moreira Salles na Vídeo Fundição Progresso e Formação em Somatopsicodinâmica (Método Pós- Wilhelm Reich) visando o desenvolvimento de personagens na Espaço Somato.

IMDB.png