Arnaldo
Branco

Rio de Janeiro - RJ  – Brasil

pb arnaldo bco.jpeg

Séries

Atuou como chefe de sala das 4 temporadas da série de animação “Gigablaster” para o Gloob com produção da Estricnina. Recentemente também foi um dos roteiristas da série de animação do “Menino Maluquinho” para Netflix em produção pela Chatrone e da série “Wake up Carlo!” também de animação para Netflix com produção do Copa Studio, ambos ainda inéditos.

Há 6 anos é um dos roteiristas no programa semanal de jornalismo humorístico “Greg News” para a HBO, foi coordenador de roteiro na produtora do “Porta dos Fundos”.

Foi roteirista chefe da série de comédia “Os Terminadores” para Band, TNT e Netflix e um dos roteiristas da série “Os Juacas” série para a Disney XD com produção da Chatrone.

Há 7 anos é um dos roteiristas da série de animação “Irmão do Jorel” para a Cartoon Network com o Copa Studio, e atuou como roteirista nas séries também de animação “Oswaldo”, para a com a produtora Birdo e ”Tromba Trem” também para o Copa Studio, ambos para a Cartoon Network.

Entre outros diversos trabalhos fez o roteiro e direção para a série “Overdose” na MTV junto a turma do TV Quase, foi colaborador de roteiro para o “Casseta e Planeta” na Rede Globo, roteirista no sitcom “Trair e coçar é só começar” e “Quase anônimos”, ambos para o Multishow. Escreveu ainda a série “Vida de estagiário” em 2012 para TV Brasil/ Warner e diversas webseries entre elas, “Turma da Mônica”, do gênero animação onde foi um dos roteiristas para a Split Studio.

 

Longas metragens

Criou e está roteirizando o longa “Cenas Lamentáveis”, uma “dramédia esportiva” contemplado no FSA com a Chatrone.

Foi um dos roteiristas do documentário “Brasil, que carajos se pasó?” (título provisório), produzido pela Coral Filmes, em edição e colaborou com o roteiro/ diálogos no longa "Dissonantes“ com direção de Pedro Amorim pela Querosene Filmes que estreou em 2022.

 

Prêmios

Em 2022 foi indicado na categoria “Roteirista do ano” pelo Prêmio ABRA (Ass. Bras. Autores Roteiristas).

Além disso teve 7 prêmios em diversas edições do Prêmio ABRA pelas séries em que participa como roteirista, “Greg News”, vencedora 4 vezes na como melhor série na categoria Variedades e “Irmão do Jorel” vencedora 3 vezes como melhor série na categoria “Infanto juvenil”. 

Em 2019 “Irmão do Joel” também foi indicado ao Emmy International Kids.

Em 2013 foi vencedor do concurso NETLABTV com o projeto “Morro da Neurose” e foi selecionado no Prodav pela Conspiração Filmes.

 

Outros

Foi um dos roteiristas do podcast de jornalismo investigativo “Tempo Quente”, para a “Rádio Novelo” em 2022.

Escreveu e desenhou quadrinhos e cartoons para diversos jornais entre eles destaque para os 7 anos que trabalhou para o  Jornal O Globo, para a publicação da tira diária “Agente Zerotreze” com o desenhista Claudio Mor, e para o Portal G1, Globo além da publicação semanal da tira em quadrinhos "Mundinho Animal", no Glob. Atualmente tem uma publicação de cartuns no suplemento "Ilustríssima", na Folha.

Teve coluna e cartuns publicados na seção de esportes do jornal O Globo e tinha a coluna da última pagina da Revista Monet da Editora Globo durante 6 anos.

Na literatura teve diversas publicações entre elas se destacam as adaptações dos livros “O Pagador de promessas” de Dias Gomes e “Vidas Secas” de Graciliano Ramos onde fez o roteiro para quadrinhos em parceria com o desenhista Eloar Guazzelli e adaptou também as peças “Vestido de Noiva” e “O Beijo no Asfalto” de  Nelson Rodrigues, para quadrinhos em parceria com o desenhista Gabriel Góes.

Publicou em 2012 o livro “O Mau Humor de Arnaldo Branco” uma compilação de textos e cartuns inéditos pela editora Flaneur e o livro “Mundinho Animal”, uma compilação da tirinha de mesmo nome pela editora Leya em 2010.

 

Projetos autorais

Cria e desenvolve projetos autorais, para maiores informações consulte a agência.

 

Formação

Fez a Faculdade de Comunicação com habilitação em jornalismo na UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Participou de diversos cursos de roteiro como os ministrados por Jorge Furtado e Robert McKee entre outros.

IMDB.png
Insta logo.png