LONGAS-METRAGENS
Escreve o comedião “De Kombi a Loca”, junto com Arnaldo Branco.
Escreveu o roteiro do longa de animação “O Reino dos Pássaros”, junto com o diretor Wesley Rodrigues e André Pereira. Produção da Lupa Filmes com a francesa Sacrebleu (de “Flow”), projeto está em produção.
Em 2025, Leo escreveu o drama road movie "Os Donos do Inverno", adaptação do livro homônimo de Altair Martins, contemplado em edital de desenvolvimento. Em fase de captação, é uma produção da Kromaki, com direção de Caito Ortiz.
Escreveu o épico político "A Vida de Cada Um" com Murilo Salles, que estreou na première Brasil do Festival do Rio (2025).
Escreveu um longa documental sobre futebol para a Giros, em pós-produção.
Em 2018, lançou nos cinemas dois longas que escreveu e produziu: a comédia adolescente “Em 97 Era Assim” e o documentário “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro”, no qual também assina direção.
Roteirizou o drama histórico “Legalidade”, lançado no circuito comercial em 2019 e o melodrama "Depois de Ser Cinza" (2023) filmado no Brasil e na Croácia.
SÉRIES
Atualmente faz parte de uma sala de uma série da Gullane para Amazon como roteirista sênior.
Entre 2024 e 2025 fez parte de uma sala da Coiote também para Amazon.
Criou, com Pedro Perazzo, a série coming of age esportiva "Pra Cima Deles" adaptado do vencedor do Jabuti "A Vingança do Timão". O projeto está em desenvolvimento na Matizar.
Criou e escreveu as séries de comédia “Sapore D’Italia”, “Bocheiros” e “Paralelo 30”, exibidas em canais e plataformas. Fez parte da sala da série de crime procedural “Werner e os Mortos”. É criador, roteirista
e produtor da série dramática “A Bênção”, exibida em 2020 no Canal Brasil e Globoplay.
Foi roteirista sênior da série infantil de animação “Vamos Brincar com a Turma da Mônica” para o Gloob e Globoplay.
PRÊMIOS
“Vamos Brincar com a Turma da Mônica” venceu o Prêmio Grande Otelo (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) na categoria Melhor Série de Animação
Como roteirista, Leo foi selecionado para o Berlinale Talents em 2014. Seus projetos de longa "De Kombi a La Loca", comédia, e o drama "Depois de Ser Cinza" venceram o Prêmio Santander Cultural de Desenvolvimento.
"Depois de Ser Cinza" recebeu também uma bolsa do IBERMEDIA e Leo foi o único brasileiro a participar do II Encuentro Iberoamericano de Escritores Cinematográficos, no México.
Destaque para o curta de animação “Ed”, selecionado para mais de 100 festivais e com 27 prêmios, entre eles o Grande Prêmio Canal Brasil. Leo desenvolve a versão longa-metragem do projeto para o estúdio Hype Animation.
OUTROS
É o diretor-geral do FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre que este ano chega a sua 14ª edição.
É produtor do longa de ficção “Mateína”, coprodução com o Uruguai e Argentina, exibido na Mostra Internacional de São Paulo 2021.
Já ministrou cursos, oficinas e consultorias de roteiro em diversas cidades do Brasil, América Latina e Portugal. Por três anos prestou consultoria para projetos de longas e séries de ficção contemplados em editais da ACAU – Agência de Cinema do Uruguai.
Em 2025, Leo lançou seu primeiro livro infantil "Isa - A Bruxinha Princesa", pela EdiPUCRS, escrito junto com sua filha Elis.
FORMAÇÃO
Mestre em "Roteiro de Ficção para Televisão e Cinema" - 2005-2006 - UPSA – Salamanca, Espanha.

