top of page
Mariana Zatz

Mariana Zatz

Roteiro

Público Jovem e Jovem Adulto.

Comédia, Drama, Realismo Fantástico, Comédia Romântica, Investigativo, Relacionamentos Humanos

São Paulo, SP, Brasil

Longas e séries
Integrou a sala de roteiro da série da Netflix vencedora do Emmy Internacional de Melhor Comédia, “Ninguém Tá Olhando”, de Daniel Rezende e produção da Gullane. Tornou-se co-roteirista-chefe na fase final do desenvolvimento.
Foi roteirista-chefe e criadora da série live-action da Turma da Mônica, intitulada “Turma da Mônica – a Série”, veiculada pela Globoplay. Também escreveu “Lições”, o segundo longa-metragem live-action da Turma da Mônica, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Longa-Metragem Infantil de 2022 ao lado de Thiago Dottori. Ambas as produções são da Biônica.
Também integrou as salas de roteiro das séries "HARD - a Herança Secreta", comédia para a HBO, e a quinta temporada de "Sintonia", para a Netflix, ambas com produção da Gullane.
Foi uma das roteiristas da segunda temporada de “Juacas”, série teen veiculada pela Disney.
Seu trabalho mais recente foi a adaptação da comédia romântica, “Amizade Colorida”, da Sony, ao lado do roteirista e diretor Rafael Gomes.

Outros
No segundo semestre de 2024 estreará seu curso online sobre seu método de escrita, “Organização e Metodologia: A Verdade Por Trás do Roteiro”, na plataforma Narratologia. Já deu aulas de roteiro em diversos cursos, entre eles a B_arco, e uma aula magna de escrita criativa na pós-graduação de Criatividade do Thiago Gringon, na ESPM.
Trabalhou em diversos meios antes de atuar como roteirista de ficção, como peças publicitárias, canais de YouTube, institucionais e projetos circenses. Entre estes projetos foi uma das criadoras e roteiristas responsáveis pelo sucesso da web série de comédia “Como Seria Se”, dentro do Canal do You Tube “Dr Oficial” com mais de 3 milhões de visualizações.
Antes de escrever roteiros, atuou como assistente de roteiro para três séries, o que rendeu um extenso aprendizado em escrita, além de um bom senso de organização, trabalho em equipe e pesquisa.

Prêmios
Em 2020, a série “Ninguém Tá Olhando” recebeu o Emmy Internacional de Melhor Comédia.
Em 2022, “Turma da Mônica – Lições” venceu o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro de Melhor Longa-metragem Infantil, e também o Prêmio ABRA de Melhor Roteiro de Obra Infantil ou Infanto-juvenil.
“Turma da Mônica – a Série” venceu o Prêmio Jovem Brasileiro de Melhor Série em 2022 e o SEC Awards por Melhor Série Nacional e Melhor Série Adolescente em 2023.
Em 2015, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro de Comédia por “Como Seria Se” do Rio WebFest. Posteriormente, em 2020, a segunda temporada de “Juacas” recebeu o Prêmio Prata de Melhor Programa de Entretenimento Infanto-juvenil.
Recebeu ainda uma menção honrosa no portal do Think Olga, na lista de Mulheres Inspiradoras de 2016, por seu trabalho no canal “Destruindo Relacionamentos”.

Formação
Formada no Curso Superior do Audiovisual pela ECA-USP.
Também realizou o curso Television Writing (curso intensivo de escrita para séries) de Alan Kinsberg, pela Universidade de Columbia, em Nova York. Além disso, fez o renomado Workshop de Joan Scheckel, “The Technique”, pela Joan Scheckel Filmmaking Labs, em Los Angeles.
Posteriormente, fez o curso “Psicanálise para Roteiro”, de Lucas Nogueira, no Roteiraria.
Mais recentemente, tem investido em aulas de atuação, com foco na técnica Meisner, com Tomás Rezende, a fim de expandir seu olhar narrativo, e para um dia se capacitar para dirigir atores.

bottom of page