Andréa
Midori Simão

São Paulo – Brasil e  Portugal

Andrea Midori foto site.jpeg

Séries

É chefe de sala de roteiro e redatora final da primeira e segunda temporadas da série dramática adolescente “Além do guarda-roupa” (HBOMax / Coração da Selva). No momento, a primeira temporada está em finalização e a segunda temporada está sendo escrita para a produção no início do ano que vem. 

Foi chefe de roteiro e redatora final da série dramática adolescente “Temporada de Verão” (Netflix / Boutique Filmes). Foi roteirista na sala da 3a temporada da série dramática “3%” (Netflix / Boutique Filmes).

Também co-criou a série de comédia infantil em animação “Papaya Bull” para a Nickelodeon, onde também atuou como chefe de sala na primeira temporada, assim como dirigiu e foi chefe de sala da segunda temporada. 

Em 2016 co-criou “Residentes”, série de não-ficção para o Fantástico na TV Globo.

Fez parte da equipe de roteiristas da série “Pedro e Bianca” em 2015. Um ficção infanto-juvenil para a TV Cultura, com direção geral do Cao Hamburguer, vencedora de diversos prêmios, incluindo um Emmy e do programa “TV Cocoricó”.

Colaborou na formatação e foi chefe de roteiro das séries “A vida de Rafinha Bastos” ficção para o Canal FOX, além da série de docu-reality “Águias da cidade” para a Discovery.

Desenvolveu e foi chefe de sala da primeira e terceira temporada da série infantil “Parque Patati Patatá” para a

Discovery Kids e SBT, além de ter atuado como consultora de desenvolvimento na segunda temporada. 

Trabalhou no Departamento de Desenvolvimento de projetos da Boutique filmes, de 2014 a 2017, onde co-criou diversas séries como o drama policial “O Negociador” (Amazon Prime, em finalização), o docu-reality “Confissões Médicas” (Discovery Channel), a animação “Papaya Bull” (Nickelodeon) e o reality show “Um dia de Chef” (Reality para Food Networks que atualmente está em sua terceira temporada).
 

Longas-Metragens

Foi roteirista do longa de ficção “Cocoricó conta clássicos” para a TV Cultura com direção de Fernando Gomes. 

Atuou como consultora de roteiro em “O menino e o mundo”, longa de animação de Alê Abreu,vencedor de diversos prêmios incluindo indicação ao Oscar de Melhor Animação em 2016. 

Em “Xingu”, longa metragem e série ficcional para TV Globo atuou como assistente de roteiro de Cao Hamburger.

Dirigiu e roteirizou os médias metragens de ficção “Obra Prima”, em 2009 e “A Redação” em 2010, além do curta “Tori”, todos vencedores e indicados a diversos prêmios e festivais.


Prêmios

A série de ficção infanto-juvenil “Pedro e Bianca", em que foi uma das roteiristas, foi vencedora do Prêmio Melhor Ficção no Prix Jeunesse Iberoamericano / Mundial em 2013 e Vencedor do International Emmy Awards. 

“Tv Cocoricó”, programa de TV ao vivo para TV Cultura, TV Rá Tim Bum foi finalista do Festival Prix Jeunesse Ibero americano e ganhador do Troféu Imprensa melhor programa infantil 2013.

Os média metragens que roteirizou e dirigiu “Obra Prima”, um drama/comédia em 2009 e “A Redação” (drama) em 2010 ganharam diversos prêmios. “A Redação” teve seu roteiro premiado pelo Itaú Cultural em 2010 e “Obra Prima” ficou entre os 10 Melhores Curtas Brasileiros do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo em 2010 além de Melhor Filme pelo Júri Popular no Mostra de Cinema de Tiradentes neste mesmo ano.

O curta “TORI”, (drama) que dirigiu e roteirizou foi premiado em festivais nacionais e internacionais, incluindo melhor filme e melhor roteiro.

 

Outros

Foi professora na pós de roteiro da FAAP e na AIC, além de ministrar vários cursos livres como o Curso Básico de Roteiro pelo Sesc. Atuou também como script doctor, tendo trabalhado em mais de 10 obras.
 

Formação

É graduada pela Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes no Curso Superior do Audiovisual com especialização em Edição e Roteiro.

Fez diversos cursos livres de formação em roteiro como “Story” e “Genre” com Robert Mckee em 2011, até mais recentemente pelo Stage 32 - Netflix + Stage 32 Present: How to Write Comedy Screenplays for Streaming Television.

Com John Vorhaus fez o curso “How to Write Comedy”, além do curso "Writing the Pilot - Creating the Series” com William Rabkin.

IMDB.png