Rafaela 
Camelo

São Paulo/ Brasília – DF – Brasil

Rafa 2.png

Séries

Mais recentemente foi roteirista da série de ficção “Santa Dica”, baseada na vida da famosa curandeira e profetiza da região de Goiás, para o Prime Box Brasil,e da série documental “Como nascem os heróis?” da Pavirada Filmes, ambas em pré-produção.

Atuou também em mais duas séries de ficção como roteirista, “Betinho”, baseada na vida de Herbert de Souza pela “Formata” com direção de Sérgio Machado para a Globosat, previsão de estreia em 2022 e em “Norma”, baseada na vida da atriz Norma Bengell, Núcleo Criativo Entretempos, ainda sem data de estreia.

Em 2019 foi roteirista da série de não ficção “Bela Raízes” com apresentação de Bela Gil para o Canal Futura, através da Amorim Filmes.

Longa-metragem

Atualmente escreve um longa metragem de terror para a Lupa Filmes. Foi finalista do Prêmio Selo “Elas” Cabíria Telecine 2021 com argumento de comédia LGBTQIA+. Trabalha também no roteiro do seu primeiro longa “Sangue do meu Sangue”. Ganhador do prêmio de melhor projeto de ficção no BAL-LAB 2019 (França); primeiro lugar Prêmio Cabíria de Roteiro 2019, integrando a rede de talentos do Projeto Paradiso no biênio 2019-2020; selecionado para a 10a edição do BrLab (São Paulo); Icuman Lab 2020 (Goiânia), Produire au Sud 2020 (França).

Prêmios/ Outros

Foi selecionada para o programa latino-americano do Berlinale Talents em 2021 - Talents Buenos Aires.

É diretora e roteirista do curta “O Mistério da Carne”, que teve estreia internacional no Sundance Film Festival 2019 e foi  Lince de Prata de melhor curta-metragem no FEST New Directors | New Films. A adolescência LGBTQIA+ é tema recorrente em seu trabalho.

E com seu outro curta "A arte de andar pelas ruas de Brasília", 2011 foi ganhadora do Troféu Câmara Legislativa no 44º Festival de Brasília, selecionado no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano em Havana.

Projetos autorais

Cria e desenvolve projetos autorais - para mais informações, consulte a agência.

Formação

Roteirista formada em Audiovisual pela UnB e pós-graduada em Roteiro para Cinema e TV pela FAAP. Participou do núcleo de roteiro para séries de TV com Paula Knudsen (B_arco, 2017), do Talent Forum do Festival de Sundance (2019) e do laboratório de criação de de comédia para TV da Roteiraria (2021).

IMDB.png