top of page

Rafaela 
Camelo

São Paulo/ Brasília – DF – Brasil

Autora roteirista e diretora - faz parte da Rede Paradiso de Talentos.

 

Histórias com propósito. Temas sobrenaturais e místicos.

Narrativas híbridas com terror, realismo fantástico e comédia.

Personagens adolescentes, LGBTQIA+, Doc e ficção biográfico.

foto 2022.jpg

Longas-metragens

É diretora e roteirista de “Sangue do meu sangue”, longa-metragem contemplado no edital Novos Realizadores da Ancine, em fase de montagem e com previsão de estreia para 2025. O filme é uma coprodução Brasil, França e Chile, foi ganhador do prêmio de melhor ficção no BAL-LAB 2019 (França); primeiro lugar Prêmio Cabíria de Roteiro 2019, integrando a rede de talentos do Projeto Paradiso; selecionado para a 10a edição do BrLab (São Paulo) e Produire au Sud 2020 (França).

Está escrevendo também um longa-metragem de terror para a Lupa Filmes. Foi finalista do Prêmio Selo “Elas” Cabíria Telecine 2021 com argumento de comédia LGBTQIA+. 


Séries

Fez parte da sala de roteiro de uma série de ficção original para a Disney Star+ voltada ao público young adult. Antes disso, escreveu para a série de ficção “Santa Dica”, baseada na vida da famosa curandeira e profetiza da região de Goiás, para o Prime Box Brasil. Desenvolveu o formato da série factual investigativa “Como nascem os heróis?” da Pavirada Filmes, em pré-produção.

Atuou também em mais duas séries de ficção como roteirista, “Betinho: no fio da navalha”, baseada na vida de Herbert de Souza pela Formata para a Globosat, e em “Norma”, baseada na vida da atriz Norma Bengell, como parte do Núcleo Criativo Entretempos, ainda sem data de estreia.

Em 2019 foi roteirista da série de não ficção “Bela Raízes” com apresentação de Bela Gil para o Canal Futura, através da Amorim Filmes.

 

 

 

Prêmios/ Outros

O filme “As Miçangas”, que codirigiu com Emanuel Lavor, foi o único curta-metragem latino-americano selecionado para a Berlinale Shorts do 73o Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Em 2021, foi selecionada para o programa latino-americano do Berlinale Talents - Talents Buenos Aires.

É diretora e roteirista do curta “O Mistério da Carne”, que teve estreia internacional no Sundance Film Festival 2019 e foi Lince de Prata de melhor curta-metragem no FEST New Directors | New Films. A adolescência LGBTQIA+ é tema recorrente em seu trabalho.

E com seu outro curta "A arte de andar pelas ruas de Brasília", 2011 foi ganhadora do Troféu Câmara Legislativa no 44º Festival de Brasília, selecionado no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano em Havana.

Formação

Roteirista formada em Audiovisual pela UnB e pós-graduada em Roteiro para Cinema e TV pela FAAP. Participou do núcleo de roteiro para séries de TV com Paula Knudsen (B_arco, 2017), do Talent Fórum do Festival de Sundance (2019) e do laboratório de criação de de comédia para TV da Roteiraria (2021).

IMDB.png
bottom of page