Thelma
Guedes 

São Paulo – SP – Brasil

ThelmaGuedes_pb.jpg

Audiovisual

Escreveu diversas novelas como autora em parceria com Duca Rachid, para Globo, entre elas Órfãos da Terra, novela com o tema dos refugiados e Joia Rara, ambas vencedoras do Prêmio Emmy Internacional. Além de Cordel Encantado e Cama de Gato.

Entre outros trabalhos na Globo, fez Sítio do Picapau Amarelo e A Turma do Didi além de colaborar nas novelas Vila Madalena, de Walther Negrão e Esperança (segunda fase), Chocolate com Pimenta e Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco. Em parceria com Duca Rachid fez a adaptação da novela O Profeta, de Ivani Ribeiro.

 

Literatura

É autora de diversos livros, entre eles o livro de contos Cidadela Ardente, o ensaio Pagu: Literatura e Revolução, o volume de poemas Atrás do Osso e o livro de contos O outro escritor e alguns contos mais.

Participou também de diversas coletâneas de contos, entre elas Novelas, Espelhos e um Pouco de Choro, Dez Amores, Histórias do Olhar e Álbum de Fotos.

 

Teatro

Escreveu a dramaturgia do musical Garota de Ipanema: o Amor é Bossa, que estreou no Rio de Janeiro, em 2016, inaugurando o Teatro Riachuelo, dirigido por Gustavo Gasparani com Thiago Fragoso e Letícia Persiles.

Em 2019, escreveu a peça Mulheres de Shakespeare, com Ana Guasque e Suzy Rêgo, dirigido pelo inglês Luke Dixon, além  da peça Van Gogh por Gauguin, com Alex Morenno e Augusto Zacchi e direção de Roberto Lage, ambas com temporadas em São Paulo e Rio.

 

Prêmios

Ganhou 2 vezes o Emmy Internacional, com Joia Rara em 2014 e Órfãos da Terra em 2020.

Órfãos da Terra também recebeu o Rose d’Or Awards, como melhor drama e o Grand Prize do International Seoul Awards em 2020.

Com Cama de Gato venceu o Grand Prêmio Banff em 2009 e com Cordel Encantado  ganhou APCA entre outros.

 

Outros

Faz parte do Conselho da ABRA (Associação Brasileira de Roteiristas e Autores) na gestão 2021-2022 e é embaixadora do Instituto Adus. Ministra o curso de roteiro em locais como o Centro Cultural Barco em São Paulo.

 

Formação

Mestre em Literatura Brasileira pela USP.

Projetos autorais

Cria e desenvolve projetos autorais - atualmente é autora roteirista na Globo.

 

Mais

IMDB.png